
DESAFIO FOTOGRÁFICO
Confira a seleção dos trabalhos realizados em paralelo pelos alunos dos cursos de comunicação EAD da UniCesumar na disciplina de Fotografia Publicitária
DESAFIO 01
Neste primeiro desafio, os alunos foram convidados a viajar pela história da publicidade regional, escolhendo uma fotografia de campanha local e recriando-a com um novo olhar criativo. A proposta era reinterpretar a imagem original, explorando cores, enquadramentos e estilos contemporâneos — um exercício de observação, técnica e sensibilidade visual.
Destaques




FOTO ORIGINAL
Museu da cidade de Arroio do Meio no estado do Rio Grande do Sul
Foto do Museu da cidade de Arroio do Meio no estado do Rio Grande do Sul, do qual simbolizou um fato histórico do dia 07 de setembro de 1941.
Marcado em registro original da época explanando cultura e patriotismo. Nota-se que há populares observando a apresentação. Registro realizado a luz do dia, em preto e branco onde há militares tocando instrumentos musicais e marchando com suas botinas. Além disso, o chão era batido com pedras aproximando da calçada.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO
NOVA FOTO
Autor(a)
SÍLVIA HELENA DANTAS DE SALES MAGALHÃES
A Campanha Regional pode ser criada neste momento de 2025, pensada e digitada aproximadamente às 22h45 do dia 30/09/2025.
Na foto conta duas modelos que estão caminhando e posando de forma espontâneas, vestidas com looks de inverno para a loja Vèstiê, localizada no centro da cidade de Arroio do Meio, estado do Rio Grande do Sul.
Coincidentemente o ângulo das duas fotografias estão quase parecidas e não foi nada combinado! A mais atual foi capturada pelo celular iPhone 11, padrão da foto colorida. Nota-se carros estacionados, rua asfaltada, calçada, céu azul e a sombra de uma pessoa. Segundo informações colhidas (aluna), o cidadão que capturou a foto não tinha experiência, pois foi um popular que estava caminhando pela cidade.




FOTO ORIGINAL
Igreja Matriz São João Batista- Paroquia nossa senhora D´Ajuda, Caçapava-SP
A foto foi tirada em um lar de idosos da cidade de Cruzeiro do Oeste. Tal lar não existe mais em vista de controvérsias e má gerência. Resolvi tirar essa foto, pois no dia em específico estávamos visitando o lar de idosos e fazendo brincadeiras e tocando música para animá-los, porém, o senhor da foto em nenhum momento quis interagir com o meu grupo. A foto é uma representação do sofrimento causado pela solidão, pelo sentimento de ser deixado para trás por aqueles que nós amamos. O foco foi no olhar do indivíduo, que mesmo vazio, carrega um grande peso. [...]
NOVA FOTO
Autor(a)
MARIANA MOREIRA DOS SANTOS
Na versão recriada (primeira foto), optei por registrar a igreja ao pôr do sol, utilizando a iluminação natural como elemento central. As cores quentes do céu contrastam com a arquitetura clara, criando uma atmosfera acolhedora e espiritual. O enquadramento frontal valoriza a simetria da construção, transmitindo imponência e centralidade.
Além disso, a presença discreta de pessoas e carros sugere movimento e atualidade, aproximando a imagem da vivência cotidiana da comunidade. Essa escolha reforça a ideia de que a igreja é, ao mesmo tempo, um patrimônio histórico e um espaço vivo, em constante diálogo com a cidade e com seu povo.




FOTO ORIGINAL
Empresa de locação de outdoor publicitário localizado em Nova.
NOVA FOTO
Autor(a)
MARIANA MOREIRA DOS SANTOS
Na versão recriada (primeira foto), optei por registrar a igreja ao pôr do sol, utilizando a iluminação natural como elemento central. As cores quentes do céu contrastam com a arquitetura clara, criando uma atmosfera acolhedora e espiritual. O enquadramento frontal valoriza a simetria da construção, transmitindo imponência e centralidade.
Além disso, a presença discreta de pessoas e carros sugere movimento e atualidade, aproximando a imagem da vivência cotidiana da comunidade. Essa escolha reforça a ideia de que a igreja é, ao mesmo tempo, um patrimônio histórico e um espaço vivo, em constante diálogo com a cidade e com seu povo.




FOTO ORIGINAL
Capa Revista VEJA, de setembro de 1990
NOVA FOTO
Autor(a)
ALEX SANDRO BRAN
Na recriação da capa da revista veja no Paraná, recriei a estética, realcei a vitalidade urbana dando cor e iluminação. A versão antiga transmite ideia documental e distante. A versão recriada traz cores quentes e iluminação suave, criando uma atmosfera contemporânea. Essa escolha valoriza a arquitetura e destaca o bairro de forma positiva e vibrante. O contraste de tons ressalta o crescimento urbano sem perder a identidade local.




FOTO ORIGINAL
Lava Jato no MEL
NOVA FOTO
Autor(a)
Lucas Tadeu Alves
Imagem original Reproduzi "Escolhi a campanha do lavajato do meu bairro por ser um serviço muito presente no cotidiano da comunidade. A peça original trazia um carro como destaque, mas em um enquadramento simples e pouco atrativo. Na minha recriação, utilizei uma fotografia feita por mim, explorando a iluminação natural e o reflexo da lataria para transmitir sensação de cuidado e limpeza. Além disso, desenvolvi a identidade visual, incluindo a criação da logomarca, e modernizei o layout com cores vibrantes e tipografia de impacto, reforçando a clareza da mensagem promocional. Dessa forma, consegui unir a identidade local com um olhar publicitário mais atual e atrativo.




FOTO ORIGINAL
Campanha PrefSP
Entre concreto e cultura, a beleza de SP surpreende. Ser paulistano é se orgulhar disso!
NOVA FOTO
Autor(a)
Taina Oliveira Calixto
A campanha da Prefeitura de São Paulo utiliza o pôr do sol e as luzes da cidade para transmitir uma mensagem de pertencimento: “Entre concreto e cultura, a beleza de SP surpreende”. A imagem original consta cores quentes, no contraste entre prédios e céu, e em um enquadramento urbano que destaca movimento e modernidade.
Na minha recriação, optei por usar a técnica de longa exposição, capturando o fluxo de luzes dos carros a noite. Essa escolha é moderna e coloca em evidência o dinamismo e a intensidade da vida paulistana. Diferente da luz natural do pôr do sol, explorei a iluminação artificial da cidade, reforçando a ideia de São Paulo como “cidade que não para”. O enquadramento foi pensado para destacar a velocidade e o movimento, transmitindo uma sensação de energia contínua, característica marcante da identidade paulistana.




FOTO ORIGINAL
Livro História de Itajubá
NOVA FOTO
Autor(a)
GIOVANI MARTINS CANDIDO
encontrei a imagem da propaganda de um livro sobre a história de Itajubá lançada em 1987,autoria de Armelim Guimarães. Na capa uma imagem antiga (1897) de uma rua do centro da cidade com fontes em vermelho “história de Itajubá”. Refiz a capa do livro para uma em cores com fotografia da Igreja Matriz que fica no final da rua, onde se vê carros estacionados na rua asfaltada e a igreja ao fundo num dia de céu azul. Procurei seguir a mesma composição da foto original com linhas guia conduzindo o olhar para a igreja, porém com simetria. Para o título, usei fontes LOTUS EATER SANS do Canva em vermelho sobre a parte superior do céu azul, com base nas cores do círculo cromático e acrescentei “A” ao título e um chamado para ação “que você precisa conhecer” para despertar o interesse do leitor, no rodapé inseri na cor branca: “fotografias de Giovanni Martinz” usando a mesma fonte. Inseri um efeito parecido com nuvem para deixar mais suavizada a imagem da capa do livro.




FOTO ORIGINAL
Praça Mauá : Apucarana - PR
A Praça Mauá, inaugurada em 1958, localizada próxima à Estação Ferroviária, é símbolo da época que Apucarana já sustentava a condição de polo agrícola, especialmente por possuir o sistema de transporte ferroviário, que exercia a função de escoamento das riquezas da região.
NOVA FOTO
Autor(a)
EDUARDO MORENO




FOTO ORIGINAL
Estação Ferroviária de Andrade Costa, localizada no município de Vassouras, RJ.
NOVA FOTO
Autor(a)
STÉFANI MARQUES DE LIMA DA SILVA
A foto mostra uma imagem mais clara com iluminação boa e realça as cores compostas no cenário. A técnica utilizada é o Plano Geral, captando uma visão ampla do ambiente, ocorrendo tratamento de edição nas fotos como brilho, contraste, temperatura para reforçar as cores na imagem.
Inaugurada em 1898, Estação Ferroviária de Andrade Costa, localizada no município de Vassouras, RJ. Foi por décadas um ponto de grande movimentação e conexão entre pessoas, Em 2018 o local foi reconstruído e se tornou Biblioteca Jannice Monte-mór. A biblioteca não apenas preserva a arquitetura e o simbolismo da antiga estação, como também promove encontros, aprendizado e integração entre os moradores e visitantes.




FOTO ORIGINAL
Campanha Café Subásio
NOVA FOTO
Autor(a)
SOFIA MARIA SIQUEIRA PEREIRA
Escolhi recriar uma campanha de um café pois além de gostar muito de café também sou barista. Tentei transmitir um ambiente mais familiar, aconchegante, ́ ́casa de vó ́ ́, fazenda, por do sol. E acredito que essas coisas tenham tudo a ver com café, pois ele é muito afetivo. Além disso, transmitir que o grão sai da fazenda e vai direto para a mesa do consumidor, um produto minimamente processado, que conecta o consumidor com as origens do café.




FOTO ORIGINAL
igreja católica de Vassouras
Foto da igreja católica de Vassouras Rj no ano de 1970. Foi tirada em preto e branco, a imagem um pouco estourada e não tem o enquadramento de toda paisagem.
NOVA FOTO
Autor(a)
ESTEFÂNIA MARQUES DE LIMA DA SILVA
A foto da igreja foi tirada atualmente no ano de 2025. A cores e as luzes alinhadas na imagem e o enquadramento da foto em plano geral de forma nítida onde dá pra ver as pessoas, os galos e os formatos das árvores.
Foi escolhida a igreja matriz Santa Rita da Conceição localizada na praça Barão de Campo Belo em Vassouras, Rio de janeiro cidade aonde eu moro, porque além da fé trás belas arquiteturas dentro e fora.
Localizada entre os espaços culturais e no coração da cidade, tornando ponto turístico onde diversas pessoas passam pra visitá-la e participarem dos eventos religiosos e aproveitando também para tirarem fotos como pode ver na imagem acima. A paroquia mantém a mesma cor e o desenho interno que vem desde a fundação mesmo entrando em reforma.




FOTO ORIGINAL
Túmulo do maestro e compositor Carlos Gomes
A cena simboliza a união e o empenho da população de diferentes origens e profissões em prol de uma causa comum, a luta pela Constituição e pela democracia no Brasil.
O local, que ainda hoje abriga o túmulo de Carlos Gomes, tornou-se um ponto de memória e respeito à história. Em homenagem aos voluntários que participaram desse movimento, foi erguida uma estátua em frente a um dos cemitérios da cidade de Campinas (SP), eternizando o espírito de coragem, solidariedade e amor à pátria que marcou esse período.
NOVA FOTO
Autor(a)
Vinicius Monteiro Do Nascimento
Escolhi esta imagem que retrata um importante momento histórico: voluntários, soldados, costureiros e cozinheiros reunidos durante a Revolução Constitucionalista de 1932, em frente ao túmulo do maestro e compositor Carlos Gomes, um dos grandes nomes da cultura brasileira.




FOTO ORIGINAL
Café Pilão
A foto antiga da propaganda do café mostra uma composição simples e com poucos elementos. Temos a utilização predominante de cores quentes e vibrantes. A regra dos três terços foi aplicada, centralizando o pacote de café e uma xícara com a bebida já pronta. O ângulo alto evidência a bebida preparada com aspecto de líquido quente. A escolha da foto da propaganda de café antiga se deu para mostrar a evolução do produto que temos nos dias atuais, onde essa bebida deixou ser um mero alimento pertencente a primeira refeição do dia e passou a ter papel principal em vários momentos do cotidiano.
NOVA FOTO
Autor(a)
Erika Mara Cruz da Silva
Na foto feita por mim, temos uma composição de vários elementos em que o café assume o papel de protagonista e recebe Status de bebida requintada.
Há uma predominância de cores frias, o que resalta a cor do café. Em observância a regras dos treços, a bebida preparada está lateralizada e um plano pouco frente para dar destaque ao produto. A iluminação tem um aspecto frio.
A ideia da foto atual é mostrar com o produto café ganhou ao longo dos anos aspecto de bebida requintada. Que a hora do café passou a ser um momento de prazer e de conexão, antes de começar o dia. E mais do que isso, o café passou a ser um encontro social, uma pausa no trabalho e uma oportunidade de fazer negócios.




FOTO ORIGINAL
Campanha de Joias
NOVA FOTO
Autor(a)
Gledson José Laurek
Na imagem 1, percebi que a iluminação possivelmente foi feita com luz natural. A posição dessa luz não direciona diretamente o olhar para o rosto, mas a linha do maxilar da modelo conduz o olhar até o brinco. Além disso, a gola da camisa também auxilia nesse direcionamento visual.
Ao recriar essa imagem (imagem 2), optei por utilizar luz artificial, com flash e uma sombrinha difusora. No entanto, procurei manter os mesmos princípios de composição: a posição da mão da modelo e o decote da roupa direcionam o olhar para as joias. O enquadramento foi pensado para ser bem semelhante ao da imagem original, incluindo o corte proposital no topo da cabeça, como ocorre na imagem 1.




FOTO ORIGINAL
Campanha Casa Willi Reiche
NOVA FOTO
Autor(a)
Rodrigo Jose Zulkievicz Ferreira
A imagem retrata um cenário urbano moderno, onde a arquitetura comercial se integra ao cotidiano da cidade. O enquadramento em perspectiva valoriza a imponência do edifício e sua posição estratégica na esquina, enquanto os elementos como motos, fios e sinalização reforçam o dinamismo da vida urbana. As cores neutras e os reflexos nas janelas transmitem sofisticação e funcionalidade. A iluminação natural suave cria uma atmosfera acolhedora e realista, sugerindo movimento e acessibilidade. A composição transmite de modernidade, confiança e integração com o ambiente urbano.
Imagem tirada com celular Xiaomi MI9.




FOTO ORIGINAL
Campanha Loteamento Cidade Primavera
O desafio nos pede pra trazer uma propaganda antiga da minha cidade. Eis que a propaganda mais antiga que consegui foi um outdoor do loteamento da Cidade Primavera lançado oficialmente em 1979, ainda um distrito da cidade vizinha, Poxoreo. Dr. Edgard Cosentino foi o pioneiro nos loteamentos da região e aqui represento a Cosentino Incorporadora na minha versão voltada para um publico mais jovem.
NOVA FOTO
Autor(a)
Juliana Carneiro Rossi Blanco
No anúncio a fotografia tem função de transmitir frescor com o ambiente arborizado em destaque, o céu azulado com nuvens para um dia de temperatura amena. As crianças de bicicleta remetem a uma infância feliz crescendo no bairro e a pista de caminhada para uma vida mais saudável. O recorte por cima da imagem desfocada passa a ideia de um sonho possível de ser realizado, assim como a cor dourada transmite sucesso e realização.




FOTO ORIGINAL
Rotary - Maracaju
NOVA FOTO
Autor(a)
Jeicilaine Jesus da Silva
O personagem da foto é um símbolo da cidade de Maracaju, e por isso escolhi para refaze-la, nessa foto consegui fazer alguns ajustes com uma edição, como por exemplo deixá-la mais definida, o que ajuda a ver os detalhes nítidos, o contraste da luz natural também deixou a foto mais viva e com um toque de leveza. O ângulo da foto é normal, a câmera foi posicionada na altura dos olhos, ou seja, que transmite uma perspectiva natural.




FOTO ORIGINAL
Parque Tanguá pelas lentes do Philipe Souza
NOVA FOTO
Autor(a)
Juliana dos dos Santos Rodrigues
A foto original já capturava a beleza do Parque Tanguá de forma imersiva, usando a passarela como guia visual. Minha recriação buscou isolar a grandiosidade arquitetônica e o efeito da iluminação noturna. Optei por um close-up focado em uma das torres e no reflexo na água, eliminando a linha do horizonte e qualquer elemento humano para criar um ambiente mais abstrato e contemplativo. Usei um alto contraste e trabalhei a saturação das luzes para transformar o prédio em uma escultura luminosa. O objetivo foi mudar a narrativa de "lugar de passeio" para "obra de arte monumental", focando no detalhe dramático para uma campanha de publicidade com apelo estético mais refinado e moderno.




FOTO ORIGINAL
Basílica de Canindé
NOVA FOTO
Autor(a)
Aryanny Almeida Bezerra
O foco nesta imagem noturna da Basílica de Canindé busca capturar a sua dimensão como um vibrante polo de fé. A escolha pela fotografia à noite não é aleatória; ela utiliza a iluminação artificial para conferir ao templo uma aura dramática e monumental, fazendo com que sua arquitetura gótico-barroca se destaque intensamente contra o céu escuro. As luzes acesas transformam a Basílica em um farol espiritual. Mais crucialmente, a inclusão da multidão em frente à fachada ressalta o significado do local como o coração da Romaria de São Francisco das Chagas. Esta perspectiva celebra o Santuário não apenas como uma edificação histórica, mas como um espaço vivo, expressando o fervor, a energia e o sentimento coletivo da fé nordestina.




FOTO ORIGINAL
Campanha/Outdoor Claro Poço de Caldas
NOVA FOTO
Autor(a)
CARLOS JOSÉ GOUVEIA
Eu coloquei minha família sentada no sofá de frente para a SmartTV. Usado o mesmo ângulo da foto do outdoor e com iluminação natural vindo da janela. Alguns com a camiseta vermelha buscando uma cor semelhante da campanha. Sem imagens ao fundo. Apenas a família no sofá.
Foto tirada e editada de um celular.




FOTO ORIGINAL
Supermercado Moreira
NOVA FOTO
Autor(a)
NATALIA ARAUJO VIEIRA
A escolha deste mercado tem grande significado para mim. Nascida e criada em Belém do Pará, vim para Goiânia para refazer minha vida. O mercado Hiper Moreira foi a minha primeira oportunidade de trabalho.
Logo na entrevista, conheci sua história e não pude deixar de admirar a garra de seus fundadores para trilhar uma caminhada de sucesso.
Escolhi um ângulo para mostrar a dimensão do mercado, que também já conta com galeria para outros empreendimentos e uma nova construção sendo feita.
As cores do céu e das nuvens, contrastando com as cores do mercado. Também é possível ver o movimento das ruas, com carros modernos.




FOTO ORIGINAL
Comercio de Bauru
NOVA FOTO
Autor(a)
MIKAELA LALESKA DIAS DA SILVA
As duas fotos acima contam um pouco da história do comercio de Bauru, especificamente da Rua Batista de carvalho.
A primeira foto, retrata o começo da consolidação da rua, antigamente chamada como “rua dos esquecidos”, onde é possível identificar pela qualidade e o uso das cores que se trata de uma fotografia antiga. Nela podemos observar veículos antigos, o desalinhamento dos prédios, o telhado aparente de telhas francesas, letreiros pintados.
Já na segunda foto, retrata os dias atuais, onde já podemos identificar construções mais modernas, alinhadas, o uso das cores para atrair a atenção do cliente. Resolvi tirar a foto quase do mesmo ângulo para dar ênfase na poluição visual que os fios de energia causam.
Trabalhei com a iluminação natural para criar a sensação de normalidade.
DESAFIO 02
O segundo desafio explorou o poder expressivo da luz na fotografia publicitária. Os participantes precisaram fugir do padrão, criando imagens que usassem luz e sombra como protagonistas. O objetivo era transformar o simples em extraordinário, utilizando contrastes e atmosferas dramáticas para valorizar produtos, serviços ou ideias.
Relações Públicas
Autor(a)
DANIELA MARIA MENDES FERNANDO
Título
MÃOS QUE SALVAM SEM SEREM VISTAS
Essa imagem transmite muito da rotina silenciosa, meticulosa e dedicada de um CME (Central de Material Esterilizado) da qual as pessoas desconhecem a importância. Tirei a foto preto e branco trouxe uma carga emocional, que valoriza o trabalho invisível, mas essencial. As personagens na imagem, a primeira em primeiro plano, mais focada com o telefone na mão, mostra que além de lidar com instrumentais, a atenção a assuntos relacionados a todos os setores do hospital é toda e real.
DESAFIO 03
No terceiro e último desafio, os estudantes foram provocados a romper com os enquadramentos convencionais. A missão era experimentar ângulos, simetrias, linhas de fuga, proporção áurea e regra dos terços, criando composições que surpreendessem o olhar. Um exercício de composição e ousadia visual, como preparação para o olhar crítico da última aula da disciplina.




Fotografia
Autor(a)
ROBERT DANILO MAXIMO DUARTE
A foto apresenta a minha avó. No dia em que tirei a foto, ela havia acabado de chegar de uma consulta, onde saiu de madrugada com a minha mãe. Quando chegou de manhã, resolveu tomar um sol enquanto tomava seu café. Ela faz hemodialise três vezes na semana, o que dificulta a situação da saúde dela, retratada pela paleta em preto e branco na fotografia.
Autor(a)
MAIARA LIMA FERREIRA
A foto tem um enquadramento no perfil da pessoa para destacar sua expressão pensativa. Foto feita em primeiro e segundo plano, com destaque para o reflexo na janela. A luz natural justifica as sombras e o reflexo, tornando a imagem atrativa.


Autora
MARIA REGINA PIAZZA
Esta foto apresenta a realidade de um morador de rua, com seus contrastes intensos e textura marcada, mostra a alma do instante de um banho. Inspirada na linguagem documental de Sebastiao Salgado, vai além de um simples registro, e um testemunho visual que denuncia, emociona e convida o olhar a ver cada detalhe da historia desse ser humano. Defendo essa imagem como um pedaço vivo da humanidade, nela a luz não suaviza, mas destaca a força e a coragem contida em cada sombra que lembra a beleza verdadeira da essencia do ser. Essa foto não é só arte, é um convite a sentir e refletir a dureza da vida.
